Alerta de spoiler: lure coursing, já ouviu falar?

Essa é para quem curte praticar esportes ao ar livre com o dog...
Lure coursing, conhece? É um esporte canino que aportou há pouco por aqui, mas que já existe nos EUA e Europa desde o início dos anos 70.
Este esporte foi criado inicialmente para o treino de cães que participavam de provas de caça a coelhos, por isso o nome lure coursing ou curso de atração.
O lure coursing consiste em atrair a atenção do cão com uma isca chamada de “boneca” que pode ser um tecido ou até uma sacola plástica branca, presa em um dispositivo que se move mecanicamente em campo aberto, porém, com um curso pré-estabelecido de aproximadamente 100mts.
A intenção deste tipo de treino é o desenvolvimento das habilidades comuns de caça e corrida de algumas raças, por esse motivo, lá início da prática do esporte eram aceitos apenas todas as raças de Galgos, Basenji e Rhodesian Ridgeback.
Hoje em dia, o AKC e o UKC, que são as instituições cinófilas que fomentam, de fato, este esporte, já aceitam outras raças, desde que oficialmente registradas no sistema e que passem nos testes de habilidade de corrida CAT e corrida cronometrada FAST CAT.
Aqui no Brasil, por ser um esporte amador, até SRDs participam dos treinos, mas há quem desencoraje a atividade por acreditar que a prática estimula comportamentos indesejados como agressividade e possessividade, além de deixar o cachorro ansioso e pilhado.
Não sei se estão certos ou errados, na minha sincera e leiga opinião, acredito que todo exagero é ruim e que se  praticado com cautela, ajuda mais do que atrapalha...
Quanto aos dogs que praticam profissionalmente, são treinados e acompanhados por profissionais que seguem protocolos de treino visando equilíbrio e foco e não apenas diversão e queima de energia, apesar de que todo esporte deve ser, antes de mais nada, prazeroso para o patudo.
;-)
Lure coursing
Published:

Owner

Lure coursing

Published:

Tools

Creative Fields